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CONCEITOS E INFORMAÇÕES SOBRE SUPLEMENTOS ALIMENTARES

A busca por um “corpo perfeito” e um ótimo rendimento nos exercícios físicos leva inúmeras pessoas a adotarem estratégias radicais, que nem sempre estão relacionadas à promoção da saúde. No lugar de uma nutrição adequada ao tipo de treino, a ausência de conhecimento no assunto, assim como hábitos alimentares inadequados e a influência de treinadores e da mídia, muitas vezes faz com que indivíduos usem suplementos dietéticos e adotem comportamentos alimentares que nem sempre atingem os objetivos esperados.

Além disto, o desejo de alcançar resultados rápidos tem tornado o uso de tais substâncias muito atraente, já que são facilmente disponíveis em todo o mundo.  A grande quantidade de produtos disponíveis e o fácil acesso são fatores que merece atenção. É preciso conhecer a legislação brasileira vigente sobre o tema, bem como os fatores associados ao consumo destes produtos.

Suplementos dietéticos são produtos em cápsula, tablete, pó ou em forma de líquido que proveem nutrientes essenciais como  vitaminas,  minerais essenciais, proteínas, ervas ou substâncias nutricionais semelhantes. Ou seja, caracterizam-se como produtos compostos por pelo menos um dos ingredientes citados e, recomenda-se que não devem ser considerados como alimentos convencionais da dieta.

A Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (2003) faz referência ao fato de ter sido observado no Brasil o uso abusivo de suplementos nutricionais bem como de drogas com propósito ergogênico – substâncias ou artifícios utilizados para melhorar desempenho esportivo e recuperação após o exercício – e puramente estético.

Observa-se que o uso abusivo vem crescendo em ambientes de prática de exercícios físicos, tendendo à generalização em algumas academias de ginástica e associações esportivas. Trata-se muitas vezes de um comércio ilegal, sem controle de setores da vigilância sanitária. Dentre as substâncias usadas abusivamente, o suplemento tem um destaque primordial, talvez por falta de legislação rigorosa relacionada à venda , ou devido à estratégia das indústrias que lançam constantemente no mercado produtos ditos ergogênicos prometendo efeitos imediatos e eficazes.

Quem pode tomar? Quem não pode tomar? Para quê são indicados?

As principais indicações de consumo são a necessidade de compensar uma alimentação ou estilo de vida inadequados, atender a um aumento na necessidade energética ou de nutrientes essenciais induzida pelo treinamento ou até mesmo para obter um efeito direto sobre a performance (ergogênico).

O ponto de partida para se conhecer hábitos alimentares e detectar imperfeições é a avaliação nutricional, que tem na anamnese criteriosa a oportunidade de estabelecer vínculo entre o atleta e o profissional de saúde, e permitir modificações favoráveis a fim de intensificar seu desempenho esportivo, sem causar danos à saúde, considerando suas preferências. Deve-se considerar a modalidade esportiva, fase de treinamento, frequência, intensidade, duração do exercício, calendário de competições e os objetivos em relação ao desempenho, metabolismo basal, demanda energética de treino, necessidades de modificação da composição corporal e fatores clínicos presentes, como as condições de mastigação, digestão e absorção.

Devem ser calculadas as necessidades de energia, consumo calórico total e o tempo entre digestão e aproveitamento metabólico.  Além disto, a quantidade de calorias necessárias através da alimentação sofre influência de outros fatores como hereditariedade, sexo, idade, peso e composição corporal.

Alguns grupos no que diz respeito ao padrão dietético ideal para atingir as recomendações diárias de nutrientes são considerados vulneráveis: idosos, crianças, gestantes e adolescentes. Nos casos em que não se consegue atingir as recomendações diárias de macro e micronutrientes a suplementação pode ser essencial para assegurar a saúde dos indivíduos.

É importante ressaltar que estudos recomendam que o uso de suplementos protéicos, como proteína do soro do leite (popularmente conhecida como whey) ou albumina, deve estar de acordo com o consumo total de proteína diária do indivíduo. A ingestão desses suplementos acima das necessidades diárias não leva ao ganho de massa muscular adicional, nem promove aumento do desempenho.

No caso da maltodextrina, indivíduos diabéticos não podem fazer o consumo desse suplemento alimentar. Crianças, gestantes e idosos, podem consumir, porém, sob orientação médica ou de um nutricionista.

Benefícios

Em geral, os suplementos são anunciados e oferecidos como meio de melhorar o rendimento e o desempenho físico. Dependendo do suplemento, fornece energia em treinos intensos, retarda a fadiga, aumenta a massa muscular, reduz gordura corporal, prolonga a resistência e melhora a recuperação pós-treino. Além disto, a proteína do soro do leitetem ação antioxidante e fortalece o sistema imunológico.

FONTES:

Texto escrito por Natássia Scortegagna da Cunha, nutricionista especializada em saúde pública, coordenadora de campo e integrante da equipe de Teleducação do TelessaúdeRS/UFRGS.

Ilustração de Luiz Felipe Telles, Designer Gráfico, Consultor de Comunicação do TelessaúdeRS/UFRGS

Retirado do site : https://www.ufrgs.br/telessauders/noticias/suplementos-dieteticos/

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